terça-feira, setembro 21, 2004

O último dia

Cloto, Láquesis e Átropos conversavam, como antiqüíssimas comadres. Estavam sentadas à beira de um rochedo, para o qual se abria o Grande Mar. O mundo parara. As vagas não rugiam, tampouco os pássaros voavam por sobre as águas adormecidas. Nem homens, nem quaisquer seres viventes, viviam. Isso porque Cloto, Láquesis e Átropos haviam perdido seus instrumentos de trabalho.

Impensável! As Moiras perderam seus instrumentos de trabalho. A linha, a tesoura, a roca de fiar. Como puderam deixar acontecer? Uma tragédia. Estariam velhas demais para o ofício? Não houve resposta dos deuses aos apelos enfurecidos das artesãs do Destino. Não mais decidiam. Que força misteriosa teria sido esta que levara o material que constrói a vida e a morte? Rogaram ao Olimpo, e parecia-lhes que ouviam risos, risos enormes vindos do alto, dos céus distantes.

De súbito, caiu-lhes quase sobre as hediondas cabeças uma salamandra de pedra. Era negra e polida, feita de um mineral famoso por ser o mais escuro – a Pedra da Eterna Sombra. Entreolharam-se, as Moiras. O brilho da Pedra da Eterna Sombra permitia ver o que se passava do outro lado da lua. Permitia ver o que os deuses faziam. Bastava para isso olhar para dentro do corpo da salamandra, cujo interior é oco.

As damas olharam, então. E viram seus preciosos instrumentos de trabalho deslizando por um túnel que terminava em luz. Linha, tesoura e roca de fiar: mergulharam na luz e foram subindo, subindo, subindo cada vez mais e mais depressa. As Moiras desviaram os feios olhos; os instrumentos estavam sendo carregados por Clio envolta em ouro, as mãos manchadas de sangue imemorial. Uma das mãos suspendia os instrumentos; a outra acenava muitos adeuses. Clio elevou-se, dando o braço a Zeus, ambos finalmente em paz.

Cloto, Láquesis e Átropos atiraram longe a salamandra. Voltaram-se para o mar. Um profundo enigma a ser decifrado. A única explicação que obtiveram, do fundo de suas existências imortais, era de que o mundo estava acabando.


[Marpessa]

Nenhum comentário: